Avançar para o conteúdo

Projeto BioComp_2.0 realiza a 1ª saída de campo na Região Centro

  • Notícias

No dia 21 de julho de 2021 realizou-se a primeira saída de campo, no âmbito da atividade 1, do projeto BioComp_2.0. Este projeto visa estudar a potencialidade de obtenção de um fertilizante ou substrato biológico pela compostagem do jacinto-de-água (Eichhornia crassipes), contribuindo para o controlo desta espécie invasora, comum em Portugal e Espanha. 
BioComp_2.0 é um projeto de I&D Empresarial em Copromoção, financiado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.

A saída de campo realizou-se na região Centro, mais especificamente na Figueira da Foz e em Montemor-o-Velho. Estiveram presentes membros das equipas do consórcio do projeto, nomeadamente da Escola Superior Agrária de Coimbra, da Escola Superior Agrária de Bragança e da Colina Generosa. Foram realizadas capturas de imagem com recurso a drone, recolhas de amostras e medições da biomassa do jacinto-de-água por metro quadrado.

O jacinto-de-água, é uma espécie invasora (listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho) e está incluída na lista de espécies que suscitam maior preocupação na União Europeia, pelo Regulamento (UE) n.º 1143/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho de 22 de outubro de 2014.

O projeto Biocomp_2.0 (Bio Valor Composto) faz parte do programa BioDeveloper da New Organic Planet e insere-se no eixo prioritário: Estudo de produtos/serviços/processos que auxiliem na área da proteção e da fertilização das culturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.