Avançar para o conteúdo

Resultados

“Chemical evaluation of agro-industrial wastes for composting water hyacinth”

(Comunicação oral e publicação em livro) Aceite para Comunicação oral com publicação em livro pela CRC Press – Taylor &Francis Group, a ser proposto no Scopus e Web of Science-ISI (com data de publicação em 2024) “Wastes: Solutions, Treatments and Opportunities”(título do livro entregue na 6th International Conference “Wastes Solutions Treatments Opportunities”, 6 a 8 de Setembro de 2023 , Universidade de Coimbra Oliveira, V.; M. A. Rodrigues, M. Arrobas, P. Simões, E. Rodrigues, L.… 

“Valorization of water hyacinth waste through composting”

(Comunicação oral e publicação em livro) Aceite para Comunicação oral com publicação em livro pela CRC Press – Taylor &Francis Group, a ser proposto no Scopus e Web of Science-ISI (com data de publicação em 2024) “Wastes: Solutions, Treatments and Opportunities”(título do livro entregue na 6th International Conference “Wastes Solutions Treatments Opportunities”, 6 a 8 de Setembro de 2023 , Universidade de Coimbra Oliveira, V.; M. A. Rodrigues, M. Arrobas, P. Simões, E. Rodrigues, L.… 

“Monitorização do processo de compostagem do jacinto de água”

Póster em Congresso com atas II Congresso Nacional das Ciências do Solo, Bragança (28 a 30 de junho de 2023) Resumo alargado foi aceite para publicação nas Atas do Congresso (a publicar) Oliveira, V.;  E. Rodrigues, R. Pato, F. Miguens, D. Santos

Plataforma Biocomp_ 2.0

Plataforma de identificação e georreferenciação do jacinto-de-água Endereço WEB: https://geo.biocomp.pt/ Jacinto-de-água – A invasora silenciosa das nossas águas (biocomp.pt) Jacinto-de-água – Jacinto-de-água (biocomp.pt) O Projecto – Jacinto-de-água (biocomp.pt) Entidades – Jacinto-de-água (biocomp.pt) Localização dos Avistamentos – Jacinto-de-água (biocomp.pt) Utilizadores – Jacinto-de-água (biocomp.pt)

“Systematic Review and Meta-Analysis on the Use of LCA to Assess the Environmental Impacts of the Composting Process”

“Do ponto de vista da economia circular, a compostagem é uma opção potencialmente sustentável para tratar a fração orgânica dos resíduos sólidos e tem a vantagem de reciclar muitos compostos orgânicos que podem ser reintroduzidos nos processos naturais. Este estudo teve como objetivo fornecer uma meta-análise utilizando o método de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para avaliar os impactos da compostagem, realizando uma revisão sistemática da literatura sobre a diversidade de abordagens e avaliando… 

Avaliação do potencial fertilizante de compostos orgânicos obtidos a partir da planta invasora jacinto-de-água

Relatório de estágio para a obtenção de grau de mestre realizado no âmbito do projeto: BioComp_2.0 – Produção de compostos orgânicos biológicos para o controlo do jacinto-de-água e para a valorização de subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais.
Código do Projeto | POCI-01-0247-FEDER-070123
O BioComp_2.0 é um projeto de I&DT em Copromoção, financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Desenvolvimento de soluções alternativas para a colheita e pré-tratamento do jacinto d’água para compostagem

Tese de Mestrado – Tema 1 Título: “Desenvolvimento de soluções alternativas para a colheita e pré-tratamento do jacinto d’água para compostagem: revisão da legislação ambiental existente e proposta de metodologias que garantam a redução e controle da invasora quando utilizada para a produção de composto orgânico agrícola.” Mestranda: Célia Maria da Silva Curso: Mestrado em Gestão Ambiental Entidade: Escola Superior Agrária de Coimbra

“BioComp_2.0 – Produção de compostos orgânicos biológicos para o controlo do jacinto de água e para a valorização de subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais “

Artigo científico publicado a 26 de fevereiro de 2023, na secção Geral da edição Vol. 45 N.º 4 (2022) da Revista de Ciências Agrárias da SCAP (Sociedade Portuguesa de Ciências Agrárias de Portugal). Oliveira, V.; R. Pato, F. Miguens, D. Santos (2022). BioComp_2.0 – Produção de compostos orgânicos biológicos para o controlo do jacinto-de-água e para a valorização de subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais.  Revista de Ciências Agrárias, 2022, 45(4): 316 320 (https://revistas.rcaap.pt/rca/article/view/28449) (publicado a 26-02-2023)

“GIS Application to detect invasive species in aquatic ecosystems”

Participação em IGARSS 2022 – 2022 IEEE International Geoscience and Remote Sensing Symposium: GIS Application to detect invasive species in aquatic ecosystems-L. Duarte, J. P. Castro, J. J. Sousa and L. Pádua – IGARSS 2022 – 2022 IEEE International Geoscience and Remote Sensing Symposium

“Spatio-Temporal Water Hyacinth Monitoring in the Lower Mondego (Portugal) Using Remote Sensing Data”

Artigo publicado no jornal Plants. No âmbito deste estudo, Spatio-Temporal Water Hyacinth Monitoring in the Lower Mondego (Portugal) Using Remote Sensing Data, o jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) foi monitorizado na região do Baixo Mondego (Portugal). Para este propósito, os dados de satélite Sentinel-2 foram explorados, permitindo-nos seguir padrões espaciais em três canais de água de 2018 a 2021. Aplicando uma metodologia simples e eficaz, foi possível estimar áreas que pudessem conter jacinto-de-água e obter a área…