Avançar para o conteúdo

Plataforma Jacinto-de-água

No âmbito do projeto de I&D BioComp_2.0, que pretende dar resposta à problemática da espécie invasora jacinto-de-água, promovendo o seu tratamento e processamento através da compostagem, foi criada a presente plataforma web que permita a identificação e georreferenciação desta espécie invasora, por parte de qualquer utilizador, de forma a melhor e mais rapidamente contribuir para o seu mapeamento e disponibilizar de imediato esta informação às autoridades competentes para o seu controlo.

Esta plataforma para além de permitir este mapeamento, pretende também reunir um vasto conjunto de informações sobre o jacinto-de-água.

O projeto BioComp_2.0 visa, assim, a produção de compostos orgânicos biológicos a partir de resíduos do jacinto-de-água em conjunto com subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais. Desta forma permite-se a valorização destes subprodutos e também reciclar os resíduos provenientes do controlo do jacinto-de-água. Através do desenvolvimento desta solução será possível promover o controlo da espécie invasora jacinto-de-água, espécie comum em Portugal e Espanha, através do estudo científico de alternativas de compostagem para utilização como fertilizante ou substrato na agricultura biológica. Deste modo, espera-se reduzir os custos de controlo desta invasora através da valorização comercial do seu resíduo transformado em composto, reduzindo os impactes ambientais e melhorando a funcionalidade dos solos com ganhos económicos e ambientais numa lógica de economia circular.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *