Avançar para o conteúdo

Notícias

Plataforma Jacinto-de-água

Esta plataforma para além de permitir este mapeamento, pretende também reunir um vasto conjunto de informações sobre o jacinto-de-água.

Realiza-se hoje o II Webinar no âmbito do projeto Biocomp_2.0

Vai realizar-se hoje pelas 14h30, o II Webinar no âmbito do Projeto Biocomp_2.0. O evento será através da plataforma Google Meet, com o tema ““Jacinto-de-água: Problemas e soluções”. O link de acesso ao evento é https://meet.google.com/txi-skxg-uuc O jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) é uma das plantas invasoras exóticas que causa vários impactes nos ecossistemas em Portugal, pois é capaz de formar tapetes que cobrem totalmente a superfície da água, com efeitos negativos sobre o meio aquático. O controlo desta… 

Estão abertas as inscrições para o II Webinar no âmbito do projeto Biocomp_2.0

No próximo dia 24 de fevereiro pelas 14h30 vai realizar-se o II Webinar no âmbito do Projeto Biocomp_2.0. O evento será através da plataforma Google Meet, com o tema ““Jacinto-de-água: Problemas e soluções”. O jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) é uma das plantas invasoras exóticas que causa vários impactes nos ecossistemas em Portugal, pois é capaz de formar tapetes que cobrem totalmente a superfície da água, com efeitos negativos sobre o meio aquático. O controlo desta espécie invasora exige… 

ESAC promove 5º Seminário de Espécies Invasoras

  • Notícias

O 5.º Seminário “Gestão de Espécies Invasoras” tem lugar no dia 27 de janeiro de 2023, das 14h00 às 17h00, presencialmente (ESAC – Auditório H1) e online (Youtube Invasoras.pt). Este seminário realiza-se no âmbito da unidade curricular de Gestão de Espécies Invasoras do Mestrado em Recursos Florestais da ESAC. Os interessados em participar devem inscrever-se através deste link até 25 de janeiro. Para mais informações devem contactar hmarchante@esac.pt. Consulte o Programa provisório

Colina Generosa distinguida pelas boas práticas de igualdade remuneratória entre mulheres e homens

  • Notícias

A empresa COLINA GENEROSA, LDA foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – CITE, pelas suas boas práticas na promoção da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens por trabalho igual ou de igual valor, como EMPRESA QUE PROMOVE A IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS 2022(1), de acordo com o Despacho nº 13972/2022, de 5 de dezembro. A COLINA GENEROSA, LDA é promotora do projeto de I&DT em co promoção… 

Participação do projeto BioComp_2.0 no IX Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS2022)

Subordinado ao tema “O solo, recurso estratégico para uma sociedade sustentável”, o IXCongresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2022) promoveu em Oeiras, entre os dias 22 a 24de junho, a apresentação de trabalhos de investigação em várias sessões temáticas intituladas: aprofundar o conhecimento dos solos, fertilidade do solo e nutrição das plantas, sistemas de uso da terra e gestão sustentável do solo e, solos e temas ambientais e sociais. A equipa técnico-científica do projeto… 

Construção das pilhas de compostagem do projeto Biocomp_2

  • Notícias

Após a seleção de composições com potencial para se constituírem como matérias-primas, em conjunto com o jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) , deu-se início à construção das pilhas de compostagem. Esta atividade decorreu durante o período de 14 a 22 de abril de 2022. A partir daí iniciou-se a atividade de estudo de desenvolvimento de processo de compostagem, que dará origem ao composto final.

Webinar: Controlo e Gestão do Jacinto-de-Água

No âmbito do projeto de I&D BioComp_2.0, a New Organic Planet promoveu, no passado dia 28 de janeiro de 2022, o Webinar sobre o “Controlo e Gestão do Jacinto-de-Água”. Contámos com a participação de prestigiados oradores, aos quais prestamos o nosso maior agradecimento, foram eles: – Professora Hélia Marchante, da Escola Superior Agrária de Coimbra – Engenheiro Hélder Araújo, da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho – Professor João Paulo Castro, da Escola Superior Agrária de Bragança… 

Projeto BioComp_2.0 realiza a 1ª saída de campo na Região Centro

No dia 21 de julho de 2021 realizou-se a primeira saída de campo, no âmbito da atividade 1, do projeto BioComp_2.0. Este projeto visa estudar a potencialidade de obtenção de um fertilizante ou substrato biológico pela compostagem do jacinto-de-água (Eichhornia crassipes), contribuindo para o controlo desta espécie invasora, comum em Portugal e Espanha. O BioComp_2.0 é um projeto de I&D Empresarial em Copromoção, financiado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional. A saída de…