Avançar para o conteúdo

Resultados

O BioComp_2.0 é um projeto de elevado impato para a bioeconomia da região Centro, fornecendo alternativas de compostagem do jacinto-de-água para produção de um fertilizante ou substrato para a agricultura biológica.

Como resultado deste projeto pretende-se obter soluções que promovam a economia circular, através da utilização de técnicas que utilizam os recursos naturais já existentes, e promover uma nova forma de controlo da invasora do jacinto-de-água, com a expetativa de redução de custos no seu controlo e de impatos ambientais.

Water Hyacinth

O jacinto-de-água (Eichhornia crassipes) é uma das plantas invasoras exóticas que causa vários impactes nos ecossistemas em Portugal, pois é capaz de formar tapetes que cobrem totalmente a superfície da água, com efeitos sobre o meio aquático. Pelo que é essencial adotar medidas para o seu controlo através da adoção de procedimentos eficientes de deteção e monitorização da espécie.

Neste artigo apresenta-se o estudo desenvolvido, em três áreas de estudo, para detetar o jacinto-de-água nos cursos de água, utilizando dados multiespectrais com diferentes resoluções espaciais que foram adquiridas através da recolha aérea de imagens por drone.